Site icon Ezlist

Como minimizar o impacto da pandemia na fila de espera para cirurgias

Surgeons interacting with each other in operation room at hospital

Com a suspensão das cirurgias eletivas devido à pandemia, um grande impacto ocorreu na fila de espera cirúrgicas em todo o país que, atualmente, conta com mais de 900 mil pessoas aguardando para serem operadas. 

De acordo com o coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP), Marcelo Bonvento, devido a paralisação das cirurgias em função da Covid-19, cerca de 80 pessoas que esperavam na fila para o transplante de córnea no estado de São Paulo perderam a visão. 

Cirurgias de transplante, como as do HC de Ribeirão Preto, já estavam voltando à normalidade após um registro de 40% de queda em seus procedimentos no primeiro semestre de 2020, no entanto grande parte foi novamente suspensa com novo avanço da Covid-19. 

Diante desse cenário, a gestão de fila de espera para cirurgias, que já era um desafio, passa a ser ainda mais complexa. 

Por isso, no conteúdo de hoje você vai conferir como é possível minimizar esse impacto causado pela pandemia. Acompanhe! 

As cirurgias durante a pandemia 

Há anos vemos hospitais atuando no limite, sem estrutura adequada e com falta de profissionais; situação que vemos agravada e em evidência por causa da pandemia. A crise no sistema de saúde não é de hoje e os hospitais precisaram direcionar grande parte de sua estrutura e operação para atender casos de pacientes da Covid-19, obrigando consultas, exames diagnósticos e cirurgias eletivas a serem postergados (ou cancelados) por razões de segurança. 

Com toda a atenção voltada para a área da saúde, temos um ótimo momento para concentrar esforços e mudar, definitivamente, o patamar da saúde no Brasil, e porque não, no mundo. Protocolos, processos, modelo de saúde, tudo está em mudança. Uma mudança que não tem mais volta, que veio para ficar. 

Então, como podemos tornar mais justo e transparente o atendimento dos pacientes cirúrgicos? Confira o próximo tópico! 

Como minimizar os impactos da pandemia otimizando gestão do fluxo dos pacientes cirúrgicos 

Agora, é possível gerir o fluxo de pacientes cirúrgicos de qualquer lugar, a qualquer momento, permitindo que os profissionais ligados a gestão otimizem seu tempo em mais de 50% e que valiosas análises estejam disponíveis, na palma da mão, para criação de ações que reduzam as filas e melhorem os protocolos.  

EzListplataforma digital em nuvem que acompanha o paciente da solicitação até o pós-operatóriopriorizando os atendimentos por meio de critérios objetivos, específicos para cada tipo de procedimento, com base nas condições clínicas do paciente, tempo de espera e recursos hospitalares disponíveis.  

EzList traz mais equilíbrio com eficiência, segurança e justiça. Afinal, ela leva o paciente que mais precisa de atendimento para o início da fila, sem se esquecer dos casos mais simples que estão mais tempo aguardando atendimento. 

Toda a gestão operacional é feita em uma única tela e dashboards relacionados ao fluxo e volume cirúrgico, a gestão crítica de eficiência dentro das unidades cirúrgicas, a otimização de protocolos dadas as informações de comorbilidades e complicações pós-cirúrgicas e ao aumento da visibilidade do hospital dentro do sistema de saúde são base para decisões táticas e estratégicas. Tudo online e real-time, sem complicação. 

A utilização do software contribui para um melhor atendimento dos pacientes e colabora com os profissionais de saúde, permitindo que as equipes multidisciplinares possam trabalhar de forma organizada com a inserção de pacientes previamente estabelecidos por criticidades na fila. 

 EzList oferece vantagens como: 

A solução segue as diretrizes da LGPD e pode ser utilizada isoladamente ou integrada aos softwares usados no hospital. Simples de usar, é possível começar a colher os benefícios logo no primeiro dia de acesso.  

Outro facilitador da Ezlist é a flexibilidade, pois que pode ser adquirida pelos profissionais responsáveis pela gestão da fila (como pessoa física) ou por instituições como hospitais públicos ou privados, Organizações Sociais de Saúde (OSS), operadoras verticalizadas e governo.  

A disponibilização de versões pessoais traz agilidade e solução imediata, podendo ter seus dados totalmente aproveitados quando ocorrer uma mudança para a versão corporativa. 

Uma grande vantagem para redes de hospitais e governo é a consolidação de informações dos diversos hospitais sem depender dos sistemas existentes, muitas vezes, distintos; proporcionando análises que apoiam melhores decisões estratégicas e táticas, bem como colaborando com a criação de Políticas de Saúde e novos protocolos que atendam as reais necessidades da sociedade. 

Ainda que a pandemia tenha causado diferentes impactos na saúde, a fila de espera para cirurgias é uma das questões que pode ser minimizada com integração de políticas públicas e melhor gestão hospitalar, auxiliadas pelas transformações tecnológicas na saúde – como é o exemplo da  EzList

Saiba como essa plataforma pode auxiliar a reduzir as filas cirúrgicas em sua instituição: fale com nossos especialistas agora mesmo! 

Sair da versão mobile