Site icon Ezlist

Fila de espera cirúrgica – recuperação lenta no Reino Unido

Fila de espera cirúrgica - recuperação lenta no Reino Unido

Fila de espera cirúrgica - recuperação lenta no Reino Unido

A fila de espera cirúrgica no Reino Unido, hoje com pessoas aguardando mais de 36 semanas para o procedimento, é 6 vezes maior que no início de 2020.  

Este número cresceu devido ao adiamento da maioria dos tratamentos não urgentes para que o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) pudesse se preparar para a primeira onda da pandemia causada pelo Novo Coronavírus. 

Desde então, o serviço de saúde busca formas de reiniciar os tratamentos e organizar a fila de espera cirúrgica. Entretanto, este é um grande desafio a ser enfrentado.  

Continue a leitura para saber mais sobre a recuperação lenta das cirurgias no Reino Unido e o que podemos aprender com esse processo.  

Afinal, se a fila de espera cirúrgica já era um desafio no Brasil, agora tornou-se um problema ainda maior. E ele precisa de solução! 

Fila de espera cirúrgica: como no Brasil, a Covid-19 contribui para os atrasos no Reino Unido 

Na fila de espera cirúrgica do Reino Unido quase 388 mil pessoas aguardavam mais de um ano por uma cirurgia não urgente. Antes da pandemia, esse número era de apenas 1.600 mil pessoas – contra 900 mil em nosso país. 

Com a pressão nos hospitais causada pela Covid-19, a NHS constatou que 2 milhões de cirurgias foram realizadas entre janeiro e fevereiro de 2021, mesmo com o pico de inverno.  

Contudo, cirurgiões confirmam que os hospitais ainda estão sob grande pressão causada pela segunda onda da Covid-19. Isso leva incerteza e possíveis riscos aos pacientes que aguardam na fila de espera cirúrgica.  

O período na fila de espera cirúrgica ainda pode aumentar 

Segundo o vice-presidente do Royal College of Surgeons of England, Tim Mitchell, as operações mais urgentes, como para tratamento de câncer, têm sido realizadas. O mesmo vale para outros casos envolvendo risco de morte. 

Contudo, estima-se um volume próximo a 10 milhões de pessoas na fila de espera cirúrgica de rotina, aguardando operações de quadril, implantes cocleares e cirurgias vasculares. 

Como o tempo de espera deve aumentar, esses pacientes podem ter prejuízos no quadro clínico, situação que preocupa ainda mais os cirurgiões. Além disso, o presidente-executivo do NHS do País de Gales, Andrew Goodall, alertou para o aumento do tempo de espera nas filas. 

Goodall acredita que poderá haver um terço a menos de pacientes ambulatoriais atendidos. Sem contar que as salas de operação poderão funcionar somente com metade de sua capacidade, devido às medidas de controle de infecção. 

Em outras palavras, são muitos os desafios a serem enfrentados. E, infelizmente, eles estão ocorrendo em vários países

Novas medidas são aplicadas como forma de minimizar a espera 

Associado aos números da fila de espera cirúrgica, o governo galês emitiu pela primeira vez 3 medidas de desempenho experimental. 

Tempo para triagem 

É o tempo médio de espera por uma avaliação inicial e o desempenho por categoria de triagem (urgência da condição). Ele é dividido nas categorias imediata, muito urgente e urgente e esses devem ter uma espera média entre 15 a 16 minutos. 

Tempo para o médico 

Diante dessa medida, calcula-se o tempo médio que o paciente levará para esperar pela avaliação completa de um médico. Ele é variável, contudo, o número de atendimentos considerados dentro do tempo válido foi de 58,4%. 

Resultado 

Os resultados consistem em informações sobre onde as pessoas seguem após a avaliação e tratamento do pronto-socorro. Após a definição dessas medidas, constatou-se que: 

Como realizar a gestão eficiente de uma fila de espera cirúrgica 

Não é só no Reino Unido que houve aumento de pacientes na fila de espera cirúrgica. No Brasil, a tendência é que muitos pacientes tenham seu quadro de saúde agravado – motivo que exigirá urgência no atendimento.  

Mas como garantir que os pacientes que mais necessitam do procedimento tenham preferência no momento certo?  

Uma das respostas está na gestão mais eficiente da fila de espera cirúrgica. 

Critérios objetivos relacionados ao nível de gravidade dos pacientes devem ser levados em conta, assim como recursos disponíveis no hospital para a realização da cirurgia.  

Um dos fatores mais importantes que também deve ser considerado é o tempo do paciente na fila de espera cirúrgica. Isso porque muitos casos podem evoluir rapidamente.  

Além disso, a possibilidade do paciente acompanhar seu lugar na fila oferece a chance dele se programar e controlar o sentimento de ansiedade.  

O aumento na fila de espera cirúrgica causou, e ainda pode causar, impacto na vida de muitos brasileiros. 

Esse problema pode ser minimizado com a adoção de plataformas tecnológicas como a EzList, ferramenta criada para auxiliar a gestão de filas de espera hospitalares.  

Com inteligência, transparência e eficiência, é possível organizar a ordem dos procedimentos de forma justa. Ou seja, atende-se primeiro quem mais precisa sem deixar de lado pacientes que já estão há muito tempo na fila de espera cirúrgica.  

Quando países com maior desenvolvimento econômico, como os do Reino Unido, têm problemas com filas para operações, é claro que outras localidades também terão. 

E se a fila de espera para cirurgia já era motivo de preocupação no Brasil antes da pandemia, agora alcançou níveis ainda mais desafiadores. 

Visando colaborar com essa questão altamente relevante, a Healthycon desenvolveu EzList, plataforma em nuvem que automatiza a gestão dessas filas. E, ainda, filas para Covid e UTI.  

Se você também se interessa por soluções que visem otimizar a gestão na saúde e melhorar o atendimento da população, acompanhe nosso Blog. Sempre com conteúdos relacionados a esse tema.  

Entre eles, sugerimos a leitura de: 

Porque o Projeto de Lei 10167/2018 é tão importante para a saúde brasileira 

Sair da versão mobile