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A transformação tecnológica na área da saúde

Há tempos que a transformação tecnológica chegou ao setor de saúde, disponibilizando equipamentos modernos, gerando evolução nos tratamentos e otimizando o tempo dos profissionais de saúde. Com a pandemia, tornou-se um caminho sem volta. 

Esse avanço proporcionou, também, aumento exponencial no volume de dados, exigindo soluções analíticas capazes de identificar as informações relevantes e gerar insights que elevem nossa capacidade de tomar decisões assertivas e ágeis.  

Isso vale, tanto para nível micro – identificando o melhor tratamento para cada caso -, como para o nível macro, colaborando para a definição de:  

  1. Melhores estratégias para gestão de hospitais, redes e operadoras; 
  1. Políticas Públicas e novos protocolos que atendam às necessidades da sociedade. 

Da Telemedicina, passando pela pesquisa farmacêutica e culminando em uma maior proximidade entre profissionais de saúde e seus pacientes – algo pouco comum antes da pandemia -, a inovação tem muito a oferecer ao setor. 

No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre os impactos da transformação tecnológica no segmento de gestão da saúde.  

Continue conosco para saber mais e boa leitura! 

A hora e a vez das healthtechs no Brasil 

A grande verdade é que a pandemia escancarou os problemas já existentes no setor de saúde brasileiro, acelerando a transformação tecnológica na área e permitindo que startups do ramo vissem oportunidades de negócio. 

Essas possibilidades levaram a um salto no número de healthtechs no Brasil, de 248 para 542 em apenas dois anos, segundo dados do Distrito Healthech Report

Ainda segundo dados do relatório, que mostram como está ocorrendo a transformação tecnológica na área de saúde em nosso país, desde 2014 essas empresas receberam US$ 430 milhões de investimento, permitindo que o uso da tecnologia possa otimizar com segurança uma série de processos anteriormente realizados analogicamente – consumindo maior tempo do profissional do setor e aumentando a probabilidade de falhas. 

No mapeamento, as healthtechs foram divididas em 9 setores: 

  1. Acesso à informação 
  1. Gestão e PEP 
  1. Marketplace 
  1. Inteligência Artificial & Big Data 
  1. Medical Devices – foco em dispositivos para prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades 
  1. Telemedicina 
  1. Farmacêutica e Diagnóstico 
  1. Relacionamento com pacientes 
  1. Wearables & IOT (tecnologias para o monitoramento de pacientes) 

Apontado como um dos principais desafios da área, a gestão hospitalar não ficou de fora desse avanço de startups em saúde. 

Entre as healthtechs nascidas por conta desse gargalo, está a Healthycon, responsável pela plataforma em nuvem EzList, solução inovadora de gestão do fluxo do paciente cirúrgico que segue as diretrizes da LGPD – veja mais detalhes no próximo tópico! 

Tecnologia moderna impacta a gestão de fila de espera para cirurgias 

Independentemente das áreas de atuação, a transformação tecnológica na saúde impacta de forma positiva o exercício das atividades diárias no meio hospitalar e clínico, principalmente com o uso de softwares que auxiliam na gestão hospitalar, como EzList

Desenvolvida por especialistas que conhecem o dia a dia e os desafios da priorização de atendimento de pacientes, a plataforma realiza a gestão de filas de espera para a realização de cirurgias, priorizando atendimentos por meio de critérios objetivos específicos para cada tipo de procedimento, baseados em tempo de espera, situações clínicas e recursos hospitalares

EzList é um bom exemplo da transformação tecnológica na saúde, permitindo o gerenciamento do fluxo dos pacientes cirúrgicos com eficiência, segurança e justiça, levando o paciente que mais precisa de atendimento para o início da fila e evitando a piora de seu quadro.  

A gestão do fluxo destes pacientes é feita em uma única tela, otimizando o tempo e apoiando decisões operacionais, táticas e estratégicas relacionadas ao fluxo e volume cirúrgico, a gestão crítica de eficiência dentro das unidades cirúrgicas, a otimização de protocolos e ao aumento da visibilidade do hospital dentro do sistema de saúde.   

A plataforma permite, ainda, que equipes multidisciplinares trabalhem de forma organizada e colaborativa, com vantagens como: 

  • Inserção simples de pacientes por tipo de procedimento com critérios previamente estabelecidos ordenados por criticidade; 
  • Obtenção imediata da posição na fila de espera por cirurgia, apoiando a decisão do melhor tratamento dado o tempo estimado em fila; 
  • Ordenação automática e manual para o agendamento dos pacientes segundo os critérios clínicos, tempo de espera e restrições hospitalares; 
  • Gestão do bate-mapa (confirmação das cirurgias para o dia, dia seguinte ou próxima semana); 
  • Análises por grupo de comorbidades e complicações pós-operatórias. 

A inovação na área da saúde continua promovendo uma série de mudanças em relação a forma como o exercício da medicina é praticado diariamente, possibilitando inovações e melhorando a qualidade no atendimento. Fator que gera grande acolhimento e relações mais saudáveis entre paciente e equipe. 

A transformação tecnológica na saúde chegou para contribuir com a gestão hospitalar. No caso específico de gestão do fluxo do paciente cirúrgico, EzList chegou para modernizar e tornar esse processo mais justo.  

Fale com nossos especialistas e descubra como você pode adquirir, para seu uso ou levar para sua instituição médica, essa moderna plataforma de priorização de atendimento cirúrgico: 

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