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Fila cirúrgica e de UTI e os avanços tecnológicos na pandemia

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A fila cirúrgica e de UTI, assim como outros desafios na área de saúde foram potencializados com a situação delicada provocada pelo novo coronavírus. 

No entanto, significativas melhorias surgiram no setor, exatamente por conta da pandemia. 

Da automatização no controle de atendimentos às pesquisas que originaram vacinas em tempo recorde, a tecnologia é uma das maiores responsáveis por esses avanços. 

Neste post vamos abordar essa revolução tecnológica, um dos maiores legados proporcionados pela Covid-19. 

Revolução tecnológica na saúde – legado da pandemia 

Se existe algo positivo na situação delicada que vivemos atualmente é que a Covid-19 exigiu mudanças significativas e rápidas na saúde.  

Um dos primeiros avanços que a tecnologia trouxe à saúde foi a possibilidade de realizar consultas virtuais, as chamadas Teleconsulta

Dados apontam que os 15 grupos que compõem a FenaSaude – Federação Nacional de Saúde Suplementar efetuaram 1,6 milhão de teleconsultas, desde março de 2020. Dos casos atendidos, segundo a entidade, 90% foram solucionados remotamente. 

As vacinas também ganharam destaque. Primeiramente por serem a solução para diminuir a circulação de vírus. Mas, também, pela velocidade com que foram desenvolvidas – algo inédito na história. 

Além da urgência da situação, que priorizou as pesquisas e recursos nesse campo, a tecnologia de ponta disponível nos laboratórios foi essencial para esse sucesso. 

Até mesmo na área de produtos o avanço tecnológico tem sido crucial. É o caso do desenvolvimento de itens mais modernos e seguros. Destacamos, por exemplo: ventiladores mecânicos, materiais de intubação, novas formas de proteção individual para os profissionais, etc. 

Outro destaque da tecnologia na saúde foi o desenvolvimento de testes para detectar o vírus de modo rápido e eficiente.  

Também vale ressaltar a aplicação de Inteligência Artificial (IA) para análise de tomografias do pulmão. Com isso, a análise do comprometimento do pulmão pelo novo coronavírus é quantitativa, tornando o diagnóstico mais assertivo. 

Mesmo antes da pandemia, a tecnologia já estava em crescimento na saúde, oferecendo importantes soluções, como software para gestão de fila cirúrgica e de UTI. 

Mas é inegável que esse avanço ficou ainda maior, devido às circunstâncias.  

Tecnologia em saúde exige um novo mindset 

A adoção de tecnologias no setor de saúde é um caminho sem volta.  

Mas além de tecnologia em si, e de recursos para implementá-la, há outro fator importante a se considerar: a mudança de mindset. 

Esse processo envolve mudança cultural, com o engajamento de sociedades médicas e dos profissionais de saúde. Até mesmo os pacientes precisam se adaptar a novos formatos no atendimento à saúde. 

Contudo, os benefícios oferecidos a todos os envolvidos nesse processo de transformação são tantos que a adaptação acontecerá mais cedo ou mais tarde. Assim, haverá maior eficiência e transparência no atendimento ao paciente. 

Citando novamente o exemplo de uma plataforma para gestão de fila cirúrgica, Covid-19 e de UTI, os profissionais eliminam processos manuais de sua rotina. Assim, podem direcionar seu tempo para a principal função: dar maior atenção às pessoas que precisam de atendimento. 

Em outras palavras, todos saem ganhando: pacientes, profissionais e hospital. 

O auxílio da tecnologia na gestão do fluxo de pacientes para cirurgia e leitos de UTI 

Grande aliado na área médica, os avanços na tecnologia contribuem para melhorar a realidade nos hospitais e clínicas

O uso de softwares para gestão de fila cirúrgica e de UTI, como dissemos, contribui para aprimorar o monitoramento de pacientes que esperam pelo atendimento. 

E isso é muito importante. Afinal, mesmo antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a gestão de fila cirúrgica e de UTI já eram um grande desafio na saúde brasileira.  

Essa situação de espera, que ocorre em outros países, afeta milhares de brasileiros diariamente, comprometendo sua saúde física, mental, vida social e familiar.   

Além disso, a fila de espera proporciona outras complicações, como por exemplo:  

  • A falta de transparência nos processos;  
  • Agravamento de quadros que poderiam ser tratados facilmente;  
  • Aumentos de custos;  
  • Dificuldades para a criação de protocolos e estratégias específicas;  
  • Elevação do tempo utilizado por profissionais de saúde para resolver atividades burocráticas – quando deveriam concentrar esforços no atendimento ao paciente.  

Entenda como a utilização de um software oferece eficiência na gestão de filas cirúrgicas e de UTI, representando uma excelente solução.  

Tanto agora, nesse cenário crítico, como no pós-pandemia, quando a gestão de fluxos de pacientes cirúrgicos continuará sendo um grande problema a ser enfrentado.  

Software proporciona eficiência à gestão de fila cirúrgica e de UTI 

A EzList é uma plataforma que realiza a gestão das filas de espera de cirurgias, bem como no atendimento a Covid-19 e leitos de UTI. 

Para isso, oferece recursos como a priorização de atendimento baseando-se em critérios previamente definidos pelo hospital e sua equipe. Entre eles: quadro clínico do paciente, tempo de espera, recursos hospitalares. 

Isso significa maior inteligência e justiça, uma vez que o software coloca o paciente com maior necessidade de atendimento no início da fila. Assim, evita que seu quadro se agrave – o que é excelente para a pessoa atendida, bem como para o hospital e médicos. 

A gestão de fila cirúrgica e de UTI é feita de forma automatizada e simples, dispensando controles ultrapassados.  

Mas a tecnologia de EzList vai além, apoiando decisões táticas, estratégicas e operacionais. Tanto em relação ao fluxo e volume cirúrgico, como na otimização de protocolos e aumento da visibilidade da operação hospitalar. 

Em outras palavras, EzList colabora para uma gestão mais dinâmica e eficiente da unidade hospitalar. E, no caso de uma rede de hospitais, a plataforma permite maior integração de dados, otimizando o uso de recursos e a troca de informação entre os profissionais. 

Além disso, essa tecnologia inovadora, desenvolvida por especialistas, segue as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), essencial para evitar prejuízos à instituição. 

Vantagens de utilizar uma solução como a EzList 

O software de gestão de fila cirúrgica e de UTI contribui para equipes multidisciplinares trabalharem de forma organizada e colaborativa, melhorando a assistência ao paciente.  

Além disso, a Ezlist garante vantagens como: 

  • Implantação facilitada de pacientes por tipo de procedimento, com critérios que podem ser previamente estabelecidos e ordenados por criticidade; 
  • Gestão de bate-mapa (método usado para confirmação das cirurgias no dia/semana); 
  • Captação imediata da posição na fila de espera por cirurgia, apoiando a decisão do melhor tratamento de acordo com o tempo estimado em fila. 

Com as inovações tecnológicas na área médica, promover mudanças que possam contribuir para a saúde, bem-estar e segurança do paciente tornou-se uma realidade.  

Esse processo de inovação, que já havia começado, precisou ser acelerado diante da necessidade de soluções para minimizar os efeitos da pandemia.  

Eis um dos poucos pontos positivos que a Covid-19 trouxe: demonstrar que o setor de saúde depende de apoio tecnológico para operar com maior eficiência. 

Nesse sentido, EzList é a melhor solução para gestão de fila cirúrgica e de UTI porque foi desenvolvida por especialistas na área de saúde.  

Conheça nossos planos e tenha o controle total da gestão das filas cirúrgicas e de UTI: 

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