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Gestão Hospitalar: a saúde digital terá maior espaço no pós-pandemia?

Gestão Hospitalar: a saúde digital terá maior espaço no pós-pandemia?

A Gestão Hospitalar, que sempre enfrentou grandes desafios no Brasil, se viu diante de um obstáculo ainda maior nos últimos meses: o enfrentamento da pandemia. 

No entanto, essa situação trouxe alguns avanços no mercado de saúde brasileiro. Mais do que a prática da telemedicina, outras integrações modificaram este mercado, resultando em investimentos em pesquisa e tecnologia por parte de startups, aumento do foco na atenção básica e desenvolvimento de novas competências por profissionais da área.  

Além disso, ferramentas inovadoras e o uso de inteligência artificial, por exemplo, ganharam espaço e já vem beneficiando milhares de pessoas. Com o Marco Legal das Startups, as licitações relacionadas a inovação e startups são simplificadas, abrindo portas para adoção rápida de novas tecnologias. 

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a saúde digital e como ela conquistou seu espaço durante a pandemia. 

O avanço da saúde digital na pandemia 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde digital é uma área que utiliza tecnologias de informação e comunicação para tratar pacientes, realizando pesquisas, treinamentos, promovendo aprendizado e acompanhando doenças.  

Dentro deste conceito, a saúde digital avançou amplamente durante o período da pandemia causada pela Covid-19, passando a adotar a telemedicina para consultas e a digitalização de exames e laudos, evitando o deslocamento do paciente para verificar os resultados. 

Outro bom exemplo de como a saúde digital já ganhou terreno são os dispositivos individuais que registram e monitoram indicadores de saúde do paciente.  Esses  wearables permitem registrar, por exemplo, frequência cardíaca, gráficos ECG, pressão arterial e glicemia. 

Também podemos citar exemplos de novos produtos como estetoscópio digital que, conectado a um iPad, permite a auscultação cardíaca e pulmonar à distância. 

Além disso, a tecnologia em saúde também foi aplicada na transformação da Gestão Hospitalar, de modo a oferecer melhor qualidade no atendimento, economia e agilidade com o uso de softwares de gestão, como a EzList, que cria filas de espera por cirurgias justas e transparentes, baseada em critérios objetivos específicos para cada tipo de procedimento, identificando e selecionando os casos mais críticos para serem atendidos primeiro. 

Inovação na Gestão Hospitalar: caminho sem volta  

Além de promover a inovação tecnológica que ajuda a tratar e salvar vidas, a saúde digital também tem papel importante na evolução da Gestão Hospitalar.  

Em outras palavras, ela permite acompanhar as expectativas das pessoas em relação ao atendimento em um centro de saúde, bem como auxilia a atingir as metas governamentais estabelecidas para as OSS (Organizações Sociais de Saúde), que cada vez mais são responsáveis pela administração dos hospitais.  

Assim, usar com inteligência a inovação tecnológica na Gestão Hospitalar significa benefícios diretos aos pacientes e também aos hospitais e seus profissionais. 

Entre eles podemos citar: maior agilidade e praticidade no atendimento, registros médicos atualizados e fáceis de serem acessados, redução do stress e rotatividade dos profissionais, etc. 

Essa inovação nos hospitais, possibilitada pela saúde digital, faz parte das renovações essenciais para que exista uma promoção e assistência de qualidade acessível à população.  

Um exemplo de sucesso da inovação da Gestão Hospitalar por meio da saúde digital é o InovaHC.  

O núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, em parceria com o governo britânico e iniciativa do Better Health Programme, programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil, tem como objetivo desenvolver soluções eficazes de atendimento e acompanhamento dos pacientes. 

Em entrevista recente, o presidente do Conselho do Instituto de Radiologia e do Comitê Executivo de Inovação do Hospital das Clínicas, Giovanni Guido Cerri, afirmou que uma das metas do HC é que 40% dos atendimentos sejam feitos de modo remoto. 

Isso envolve a marcação de consultas até o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.  Segundo Cerri, na mesma entrevista, “o programa vai causar um grande impacto e ajudar a melhorar a qualidade de saúde oferecida, permitindo inclusão”. 

A iniciativa merece ser acompanhada de perto para nortear a implementação de projetos semelhantes em outros centros hospitalares. 

Benefícios da Gestão Hospitalar com a implementação da saúde digital 

A implantação da saúde digital poderá ajudar na solução de alguns dos principais desafios enfrentados pela Gestão Hospitalar, colaborando para a transposição de barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, como forma de ampliar o acesso da população à saúde.  

Além disso, também pode colaborar com a redução de custos associada à maior qualidade no atendimento e satisfação do paciente, garantindo que seus cuidados sejam seguros e eficientes.  

Os programas de saúde no Brasil estão atrasados na jornada da transformação proporcionada pela saúde digital. Contudo, graças ao apoio de empresas especializadas no setor, as chamadas healthtechs, a modernização da Gestão Hospitalar deixou de ser uma promessa e está se tornando uma realidade. 

É o caso da Healthycon, healthtech brasileira recém aprovada para participar de um programa de internacionalização do governo do Reino Unido, que traz maior qualidade e justiça no atendimento do paciente, bem como informações consolidadas atualizadas diariamente. 

Com sua plataforma digital que cria filas de espera justas e transparentes, a EzList, a empresa colabora para a saúde digital ser uma realidade no país, possibilitando que o paciente certo seja selecionado para ser operado e que novas estratégias governamentais ou corporativas possam ser estabelecidas e monitoradas de forma simples e confiável. 

Afinal, seus recursos oferecem segurança, economia de tempo, redução do stress dos profissionais, além de flexibilidade e agilidade. O resultado é qualidade no atendimento e maiores taxas de sucesso e cura. 

A Gestão Hospitalar é mais eficiente com as soluções certas  

Outro ponto a destacar é o aumento da judicialização no setor de saúde. Nos últimos 10 anos, o aumento foi de mais de 8.000%. Além de demonstrar a carência de transparência, temos o aumento de custos e uma acentuação na priorização de atendimento que não segue a criticidade clínica. 

Ao incorporar novas tecnologias e processos, a Gestão Hospitalar contará com maior inteligência e justiça. 

Voltando a EzList, a plataforma oferece recursos como a priorização de atendimento, baseada em critérios objetivos como o quadro clínico do paciente, tempo de espera, tipo de procedimento e recursos hospitalares. Dessa forma, coloca aqueles com maior necessidade de atendimento no início da fila e evita que seu quadro se agrave – o que é excelente para a pessoa atendida, bem como para o hospital e médicos.   

Como podemos notar, a saúde digital já vem transformando os hospitais, promovendo mudanças que contribuem com a saúde, bem-estar e segurança do paciente. Sem contar na melhoria da gestão da instituição. 

Se você deseja uma saúde digital que torna a Gestão Hospitalar e de filas para cirurgias e UTI mais eficiente, justa e transparente, fale com nossa equipe e peça uma demonstração da EzList.  

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